Mesmo vendendo mais de 30 milhões de unidades, PlayStation 4 possui recursos conhecidos por poucos usuários
O PlayStation 4 é um dos melhores videogames da atualidade, mas a grande quantidade de opções no menu pode fazer o usuário perder muitas funções que poderiam ser úteis. Apesar de contar com mais de 30 milhões de unidades vendidas, é bem provável que a maioria dos usuários não faça ideia de todas as possibilidades oferecidas pelo console.

Confira uma lista levantada pelo site Business Insider com cinco recursos que farão você aproveitar ainda mais tudo o que o PlayStation 4 oferece.

DUALSHOCK 4 conta com barra de luz para usuário digitar movimentando o controle

Digitação por movimentos do controle

Utilizar o joystick para escrever dados de login ou qualquer tipo de texto no videogame sempre foi algo desagradável e bem demorado. Para reduzir o trabalho, o PS4 oferece um sensor de movimento possibilitado pela barra de luz na parte traseira do controle.

Quando alguma tela de digitação é exibida na tela, basta clicar no botão analógico da direita para habilitar os recursos. Em seguida, movimente o controle suavemente para arrastar o ponteiro para a letra ou o número desejado. Outra maneira de aumentar a eficiência é aliar o recurso com alguns atalhos, como usar o botão de quadrado para apagar o que foi escrito.

 Smartphone como teclado

Se a digitação no videogame continuar complicada mesmo com o sensor de movimento, tente usar seu celular como teclado. Para habilitar o recurso, instale primeiro o aplicativo do console no smartphone. O PlayStation App pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Depois, verifique se o celular e o videogame estão conectados na mesma rede Wi-Fi. Acesse a área de “Configurações” do PlayStation e selecione “Configurações de Conexão PlayStation App”. Em seguida, escolha a opção “Adicionar Dispositivo” e clique sobre o nome do celular. O console exibirá um número que irá servir como uma espécie de senha para o celular.

Área de configurações do PlayStation 4 oferece uma série de recursos pouco conhecidos pelos usuários

Abra o aplicativo, selecione “Conectar ao PS4” e toque sobre a imagem do console, quando o aplicativo detectar o sistema. Antes de parear os dois aparelhos, o programa exibirá uma tela de login da PlayStation Network. Quando os dados forem preenchidos, o app exibirá um campo para a inclusão do código númerico exibido no PlayStation 4. Além oferecer um teclado alternativo, o PlayStation App permite visualizar mensagens, alertas de jogos e troféus conquistados na PSN diretamente no celular.

Economize a bateria do controle

Apesar de oferecer um visual bacana e o recurso de digitação por movimento, a barra de luz consome boa parte da bateria do controle sem ter uma função principal. De acordo com a Sony, a luz da bateria foi colocada para um futuro lançamento do óculos de realidade virtual  da empresa, batizado de PlayStation VR .

O console não permite ao usuário desligar a luz do controle. Entretanto, é possível economizar a bateria diminuindo a intensidade da luz. Para habilitar a economia, segure o botão principal do PlayStation e vá até a opção “Configurações” e selecione “Dispositivos”. Em seguida, abra o menu “Controles” e selecione “Brilho da barra de luz do DUALSHOCK 4”. A opção “Escuro” mantém a luz com menos intensidade possível.

Outros recursos também consomem bateria do controle. O DUALSHOCK 4 possui um pequeno alto-falante que reproduz os sons dos games mais próximos do usuário. Apesar de consumir uma boa quantidade de bateria, a função não tem tanta funcionalidade para os usuários. Ainda na tela “Dispositivos”, selecione a opção “Controle de volume (Alto-falante do DUALSHOCK 4)” e diminua a barra ao menor nível possível.

Outra saída é desligar a vibração do controle. Ao desativar a opção, a experiência durante os games pode ser prejudicada e não haverá mais o retorno das ações dentro dos jogos. Entretanto, a opção contribui para a economia da bateria do controle . Para desabilitar o recurso, desmarque a opção “Habilitar Vibração” na seção “Controles”

Desligue a televisão junto ao PS4

Em vez de desligar cada aparelho separadamente, é possível fazer isso apenas com o toque de um botão. Para habilitar o recurso, acesse a área de “Configurações” e escolha a opção “Sistema”. Em seguida, selecione o campo “Habilitar link de dispositivo HDMI”. Assim, quando você usar o controle para ligar o seu PlayStation 4, a televisão ligará automaticamente. O recurso funciona apenas em alguns aparelhos.

Jogue remotamente pelo computador

O videogame também permite ao usuário jogar diretamente no PC ou no Mac sem precisar usar nenhum cabo. A principal vantagem do programa é a possibilidade de jogar enquanto assiste à televisão. Para habilitar o recurso, baixe o arquivo PS4 Remote Play neste link .

A sincronização entre o computador e o console é feita de modo parecido com a conexão do celular. Antes de iniciar o processo, verifique se o videogame está atualizado. No PlayStation 4, abra as “Configurações” e escolha a opção “Configurações de conexão para o Uso remoto”. Em seguida, selecione o campo “Habilitar Uso remoto” e escolha a opção “Adicionar dispositivo”. A tela exibirá um código númerico que deverá ser inserido no computador.

Depois de instalar o programa no computador, digite o código e selecione a opção “Iniciar”. Para começar a jogar, basta conectar o controle ao computador usando um cabo USB e abrir o programa Remote Play . Não há a necessidade de baixar nenhum jogo no PC para usar o Remote Play. Os jogos do PlayStation 4 são executados utilizando apenas a conexão de internet. O jogador também pode utilizar apenas controle e mouse para rodar os games. A opção, no entanto, não é prevista pela plataforma e o usuário fica com a tarefa de descobrir o comando de cada tecla.

Fonte: Tecnologia – iG