Lançado na última terça-feira (10) o mais recente jogo de futebol da Konami, agora chamado de eFootball PES 2020, chega com várias novidades na Liga Master, parcerias exclusivas e melhorias na jogabilidade.

EXCLUSIVIDADES

Créditos da imagem: Konami

Nesta edição a Konami mostrou que tem ouvido os fãs e apostou em um dos seus maiores mercados: o sul-americano. Países como Brasil, Argentina e Chile contam com suas ligas nacionais retratadas exclusivamente no game – destaque para a segunda divisão do Brasileirão, que agora se faz presente no jogo. Times como Vasco, Sport, Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Boca Juniors, Colo-Colo, Universidad de Chile, River Plate e Alianza Lima são times exclusivos do simulador de futebol da Konami.

Na Europa, a EA faz jogo duro pois é dona de boa parte das licenças de clubes: na Espanha temos apenas a licença do Barcelona; na liga inglesa contamos com Arsenal e Manchester United; na Alemanha, Bayern de Munique, Bayern Leverkusen e Schalke 04 e na Série A italiana temos a Juventus de Cristiano Ronaldo. Por parte das seleções, pode-se destacar a UEFA Euro 2020, que será disponibilizada posteriormente por via de atualizações.

MELHORIA NA JOGABILIDADE

Créditos da imagem: Konami

 

O jogo conta com uma importante mudança na jogabilidade: trata-se de um novo sistema de drible que fornece maneiras mais aprimoradas de se obter sucesso em situações individuais, com movimentos sutis. Agora os cruzamentos estão mais incisivos, fazendo com que os cabeceios fiquem mais “apelões”, enquanto uma série de novas animações de defesa fazem com que os bloqueios dos zagueiros sejam mais efetivos que os da edição anterior do game.

O game conta também com uma importante adição, ainda que sutil, que é a dos “miss-kicks”, que trabalha para eliminar o ocasional pingue-pongue que ocorria no PES 2019, dando maior ênfase nos erros dos jogadores em situações apropriadas. Isso faz com que o player haja com mais cautela quando está com a bola nos pés, ajudando a gerar uma mentalidade tática mais autentica.

 

NOVA CÂMERA

Créditos da imagem: Konami

 

Uma das novidades que se pode notar logo ao iniciar uma partida é o novo ângulo de câmera chamado de “Stadium”, que aborda de forma mais semelhante as transmissões televisivas. A novidade acaba gerando uma sensação a mais de realismo e fica ainda mais interessante e imersiva quando a partida é disputada em estádios exclusivos do game como na Arena Itaquera do Corinthians, o Allianz Parque do Palmeiras, São Januário do Vasco, brasileiros, e nos europeus como Allianz Arena do Bayern, Old Trafford do Manchester United e Allianz Stadium da Juventus.

 

MASTER LIGA

Créditos da imagem: Konami

De fato, as maiores novidades chegam ao simulador de manager offline da Konami. Com foco em novas cenas, algumas interativas, possui várias respostas disponíveis e causa uma experiencia mais personalizada que nos anos anteriores. Várias cutscenes de entrevista coletiva, apresentação de contratações, preleção e muitas outras cenas estão presentes.

Também é possível utilizar a skin de ex-jogadores reais como dirigentes do time. São eles: Maradona, Romário, Roberto Carlos, Bebeto, Johan Cruyff, Zico, Gullit, Lothar Mathäus. Há também a possibilidade de treinadores genéricos serem utilizados.

CONCLUSÃO

Créditos da imagem: Konami

Em grande parte das vezes, o eFootball PES 2020 oferece uma retratação fiel de uma partida futebolística. É claramente o PES mais realista e imersivo lançado até hoje. Com novos recursos imersivos (a câmera “Stadium”) e aprimoramentos na jogabilidade, ele mostra grande qualidade como simulador de futebol, batendo de frente mais uma vez com o rival FIFA. Trazendo grandes adições no modo mais adorado pelos fãs da franquia, a Liga Master, a Konami acerta ao trazer o clima dos bastidores de um clube ao game. Se as mudanças do Modo Carreira do FIFA 20 não forem tão impactantes, fica fácil de decidir qual jogo tem a melhor experiência offline.